quinta-feira, 26 de abril de 2012

Lula rouba a cena em filme sobre posse de Dilma


O ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff no lançamento do documentário,

O título faz referência à chegada da primeira mulher à Presidência da República, mas o verdadeiro protagonista do documentário que estreou ontem em Brasília é o último homem a ocupá-la. De saída do Planalto, Lula é o centro das atenções de 'Pela Primeira Vez', filme do seu ex-fotógrafo oficial Ricardo Stuckert que narra em 3D a posse de Dilma Rousseff, em 1º de janeiro de 2011.

Não à toa, a sessão de gala realizada ontem serviu como palanque para a volta do ex-presidente à capital, depois de três meses de ausência para tratar o tumor na laringe.
Montado sem narração ou entrevistas, o média-metragem usa como fio condutor três discursos de Dilma, no Tribunal Superior Eleitoral, no Congresso e no Planalto.

A fala presidencial embala as cenas da posse, acompanhadas em alguns momentos por uma trilha instrumental que amplia ainda mais o tom épico da cerimônia.

Captadas sob a direção cuidadosa de Stuckert, as imagens em 3D impressionam, e em alguns momentos o espectador pensa estar dentro do cenário histórico da transição de governo.

Mas a sucessão de imagens grandiloquentes da arquitetura da capital, do ritual político e da marcha dos Dragões da Independência às vezes lembra a 'Semana do Presidente' -programa chapa-branca que narrava as proezas de Figueiredo e Collor nas noites de domingo do SBT.

A partir da passagem da faixa, as câmeras abandonam a presidente no Planalto e seguem Lula em sua volta à planície -da partida na Base Aérea de Brasília ao retorno a São Bernardo do Campo, nos braços do povo e com a inusitada companhia do senador José Sarney (PMDB-AP).

É nesta fase que o filme exibe seu melhor bastidor: a visita emocionada do petista a seu vice José Alencar, no hospital Sírio-Libanês. Lula quase chora ao agradecer seu companheirismo no poder.

No entanto, não espere flagrantes como os de 'Entreatos', o documentário de João Moreira Salles sobre a eleição de 2002, onde um incomodado José Dirceu ameaçava expulsar as câmeras. Em 'Pela Primeira Vez', as portas estão sempre abertas.







Magno Martins

0 comentários:

Postar um comentário

Capa de Jornais

Seguidores

Eventos e Premiações

Leia mais...

Arte e Cultura

Leia mais...

Educação

Leia mais...

Polícia

Leia mais...

Transito

Leia mais...