sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Brasil é o segundo país mais desigual do G20



O Brasil é o segundo país do G20 que apresenta maiores desigualdades económicas e sociais. À sua frente, só a África do Sul. A conclusão é de um estudo realizado pela Oxfam, entidade de combate à pobreza e injustiça social, intitulado Deixados para trás pelo G20?
A conclusão generalista é a de que as maiores desigualdades se encontram nas economias mais emergentes: para além do Brasil e da África do Sul, a China, a Rússia, o México, a Argentina e a Turquia foram os países que registaram piores resultados.

Pelo contrário, as nações que primam por uma maior igualdade são as economias desenvolvidas com rendimentos maiores: a França (que lidera a generalidade dos resultados), a Alemanha, o Canadá, a Itália e a Austrália.

De acordo com a BBC, que apresenta os resultados da investigação, um dos critérios analisados foi o rendimento nacional com base no Produto Interno Bruto. Como meio de comparação, o Oxfam analisou também, para além do rendimento per capita da totalidade dos países que compõem o G20, o dos 12 países mais pobres segundo dados do Banco Mundial.

No entanto, mesmo estando o Brasil no fundo da tabela, o estudo não ignora o facto de ser um dos países com maior eficácia no combate à pobreza nos últimos anos. Seguindo as previsões do FMI, se o Brasil continuar a crescer como tem vindo a fazer, em 2020 poderá conseguir afastar cerca de 5 milhões de pessoas da linha da pobreza.
Mas também aí há uma ressalva: o possível crescimento do PIB e os avanços no combate à pobreza não serão suficientes para retirar um número significativo de brasileiros da pobreza caso continue a aumentar a desigualdade, isto é, o fosso entre ricos e pobres.
Como forma de contornar o probelma, a Oxfam insiste na importância de o governo actuar ao nível das políticas de transferência de capital, para que o Estado possa melhorar a sua intervenção no sistema de distribuição de riqueza.










Fonte:SOL

0 comentários:

Postar um comentário

Capa de Jornais

Seguidores

Eventos e Premiações

Leia mais...

Arte e Cultura

Leia mais...

Educação

Leia mais...

Polícia

Leia mais...

Transito

Leia mais...