quinta-feira, 7 de junho de 2012

Tradicional Jecana começa nesta sexta-feira antecipando os festejos juninos na região





 A Jecana acontece este fim de semana, com apresentações culturais, muito forró pé-de-serra, além da famosa corrida de jumentos. 

Fogueiras, quadrilhas, bandeirolas, comidas e bebidas típicas, além dos grandes shows, são algumas das características que fazem lembrar o 
período do São João. Mas, em Petrolina o que antecipa os festejos juninos é a tradicional Jecana, que neste ano realiza a sua 41° edição em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O evento acontece na Fazenda Capim, localizada a cerca de 30 Km do Centro de Petrolina e contará com as irreverentes corridas de jegue.

Em recente entrevista ao programa Petrolina Verdade, na Grande Rio Am, o idealizador da Jecana, Carlos Augusto, falou dos objetivos do evento deste ano. Uma das questões defendidas por Carlos Augusto, é buscar alternativas para diminuir o número de jegues que circulam na região, por meio de aspectos ligados a economia.


“Nós estamos com a mesma ideia de antes, no sentido de respeitar o animal, mas agora com uma proposta moderna ligada a economia. O jumento deixou de ser importante como animal de carga e transporte e hoje está sendo proposta a ideia de exportação do jumento. É bom que as pessoas entendam isso, porque esse é o foco da Jecana este ano”, afirma.

O alerta para a não extinção do jumento vem para a Jecana 2012 , aliado ao perigo desses animais soltos nas cidades e estradas. “O jumento é a identidade do homem com a terra, é um símbolo. Sou contra a extinção, mas para não matar indiscriminadamente nas estradas ou matadouros, sou a favor da exportação para atender a economia. Universalizar o jumento para industrialização. Não estou defendendo a morte do jumento, mas sim a preservação da vida humana”, afirma. Com a exportação da espécie o perigo de acidentes com veículos, tão comuns provocados pelos jegues que circulam livres, pode diminuir significativamente. 

Outra novidade é um maior investimento na ornamentação do evento e dos jegues. “Estamos querendo dar uma dinâmica maior na ornamentação que ainda é pouco explorada. Vamos aumentar os classificados, agora serão 4 selecionados e com boas premiações, acima de 20 mil reais. Ainda bem que a prefeitura entendeu que a vida continua e manteve o apoio a tradição do evento”, afirma

A Jecana acontece este fim de semana, de 08 a 10 de junho, com apresentações culturais, muito forró pé-de-serra, comercialização de comidas e bebidas típicas de época, desfile para escolha do jegue mais fashion da festa, além da famosa e tradicional corrida de jumentos.







Fonte: Petrolina 1

0 comentários:

Postar um comentário

Capa de Jornais

Seguidores

Eventos e Premiações

Leia mais...

Arte e Cultura

Leia mais...

Educação

Leia mais...

Polícia

Leia mais...

Transito

Leia mais...