quinta-feira, 17 de maio de 2012

Nordeste é o 2º maior empregador do País, mas tem os piores pagamentos


O Nordeste se consolidou na segunda posição como a região com mais pessoas ocupadas em empresas no País, segundo os dados do Cempre (Cadastro Central de Empresas) 2010, divulgado nesta quarta-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com 18,4% do total da força de trabalho assalariada, o Nordeste superou o Sul (17%), mas é a região que paga pior, ressaltou a analista da área de Planejamento, Disseminação e Análise da Gerência do Cempre,  Kátia Cilene Medeiros de Carvalho.

— Mais de 60% dos empregados do Nordeste estão concentrados na faixa de um a dois salários mínimos. Talvez isso aconteça pelas características das atividades da região, que talvez paguem salários um pouco mais baixos. A construção foi a atividade mais importante na geração de empregos na região Nordeste, por exemplo..


O Nordeste figurou em terceiro lugar no ranking das regiões para a massa de salários paga aos trabalhadores, com uma fatia de 14,1%. O Sudeste liderou a lista, com uma concentração de 55,5% da massa salarial, seguido pelo Sul, que pagou 15,4% da massa salarial do País.

A principal atividade geradora de empregos em 2010 foi o comércio, seguido por indústria da transformação e construção. A participação do comércio nos empregos gerados em 2010 foi de 22%, enquanto a indústria teve uma fatia de 18,6%, e a construção foi responsável por 13,6% das novas vagas.







Fonte:R7







0 comentários:

Postar um comentário

Capa de Jornais

Seguidores

Eventos e Premiações

Leia mais...

Arte e Cultura

Leia mais...

Educação

Leia mais...

Polícia

Leia mais...

Transito

Leia mais...