sexta-feira, 20 de abril de 2012

Audiência pública puxada por Odacy sobre Enem/Univasf aconteceu nessa quinta


O plenário da Câmara de Vereadores de Petrolina foi palco nesta quinta-feira (19/4) de uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O objetivo do evento foi debater com a sociedade o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como ferramenta de acesso à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
A audiência pública é um instrumento parlamentar que oferece à sociedade a oportunidade de discutir com os seus representantes assuntos de interesse da sociedade. O auditório estava lotado, principalmente com alunos dos cursinhos pré-vestibulares da cidade e também de vários professores tanto da rede pública como privada.
A sugestão da Alepe debater com a comunidade petrolinense a melhor forma de acesso dos estudantes à Univasf foi do Deputado Estadual Odacy Amorim (PT), que presidiu todo o debate, e contou com a participação da Deputada Isabel Cristina (PT) e do Deputado Adalberto Cavalcante (PHS).
Além dos deputados presentes, compuseram a mesa o vereador e professor Nilson Barbosa, presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, a estudante Estéfani Vilela, presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco, o professor Télio Nobre, vice-reitor da Univasf, o secretário municipal Geraldo Junior, representando a prefeitura e a professora Socorro Ribeiro, Diretora da UPE/Campus Petrolina.
Estiveram também presentes os vereadores Pérsio Antunes, Zé Nildo, Cristina Costa e Osinaldo Souza. Contou-se ainda com a presença de Horácio, Ícaro, Rigel e Guilherme representante dos alunos da Univasf, além da professora e jornalista Vera Lúcia e do professor Rinaldo Remígio, Diretor da Facape.
O intenso debate serviu para que, tanto os estudantes, como os professores e políticos expusessem seus pontos de vistas sobre a melhor maneira de acesso dos estudantes à Univasf.
Na presidência dos trabalhos Odacy Amorim enfatizou que para discutir o assunto era preciso agir com bom senso e serenidade. O deputado disse também que não tinha vergonha em defender mecanismos que possam garantir o acesso de estudantes da região aos cursos da Univasf, principalmente o de medicina e lembrou que a carência de médicos em nossa cidade é muito grande.
Em suas palavras os representantes estudantes, com dados em mãos, externaram suas preocupações tanto com o acesso como também com a permanência dos ingressos na Universidade. “A Univasf não tem pais, ela é de toda a sociedade” disse um dos representantes. “É preciso mais investimento na educação” reinvidicou outro.
Isabel Cristina enfatizou que o prefeito do munícipio ao invês de enviar carta para o Ministério da Educação sem discutir com a sociedade, deveria estar presente para debater o assunto. A deputada também questionou a venda de prédios públicos em Petrolina quando poderia aproveitá-los por exemplo para criar uma residencia estudantil a exemplo de outras cidades.
Em sua apresentação o Vice-reitor da Univasf apresentou números demonstrando que 96% dos alunos são da região nordeste, e boa parte do polo Petrolina e Juazeiro. Segundo o professor Télio o único curso que tem dificuldade de acesso à região é medicina. Ele se comprometeu a levar o conteúdo das discussões da Audiência Pública para o Conselho Universitário que é quem autonomia de decidir sobre a questão.
A audiência terminou por volta das 23h e boa parte da pláteia ficou até ao final demonstrando interesse pelos assuntos tratados.





Fonte: Blog do Francisco Evangelista

0 comentários:

Postar um comentário

Capa de Jornais

Seguidores

Eventos e Premiações

Leia mais...

Arte e Cultura

Leia mais...

Educação

Leia mais...

Polícia

Leia mais...

Transito

Leia mais...