Um incêndio atingiu o primeiro andar do Hospital Albert Sabin, na Ilha do Leite, bairro localizado na área central do Recife, na madrugada desta segunda-feira (13). Segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, o fogo danificou o setor de arquivamento, que funcionava no pavimento.
Em comunicado à imprensa, a diretoria da unidade informou que as chamas começaram às 3h da manhã e, além do arquivo, atingiram o arsenal do bloco cirúrgico, local onde ficam guardadas as roupas usadas nos procedimentos. Ninguém se feriu.
Cerca de 12 bombeiros, em cinco viaturas, foram ao local depois de ser acionados por volta das 3h30. Os bombeiros ainda não sabem o que pode ter provocado o incêndio - as causas serão analisadas pelo Instituto de Criminalística. O hospital afirma que mantém uma brigada de incêndio e foram esses funcionários treinados que evitaram maiores danos.
Ainda de acordo com o hospital, para evitar contato com a fumaça, pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) precisaram ser transferidos para uma sala equipada com todos os aparelhos necessários e não houve danos à saúde deles. As 25 cirurgias que estavam marcadas para esta segunda-feira (13) foram canceladas.
Retomada
Na própria segunda-feira, o atendimento foi normalizado na emergência e UTI. Segundo o hospital, as perdas estão sendo contabilizadas - no arquivo morto, alguns prontuários foram destruídos, mas a perda não foi total. O maior prejuízo foi em vestimentas usadas em cirurgias.
A previsão é de que a rotina cirúrgica do hospital seja nornalizada na terça-feira (14). Para isso, uma equipe de costureiras está trabalhando em sistema de plantão para produzir novas vestimentas para médicos e equipe de apoio. A produção desta noite junto com as roupas que não foram destruídas será suficiente para o hospital voltar a funcionar.
0 comentários:
Postar um comentário