quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Menor bebê de UTI em Petrolina (PE) pesa apenas 550 gramas


Menor bebê de UTI em Petrolina (PE) pesa apenas 550 gramas
Na UTI do hospital público, muitas mães esperam boas notícias: que os filhos consigam enfrentar tão dura travessia para permanecer neste mundo.

 

Mães adolescentes e bebês prematuros – este é um drama comum em maternidades de todo o Brasil. As deficiências do sistema de saúde tornam o quadro ainda mais grave. A dedicação das famílias e dos médicos muda tudo no limite da vida.

 

Petrolina, vale do Rio São Francisco, alto sertão de Pernambuco, é o lugar da fartura. A maior parte das mangas e das uvas que o Brasil exporta sai da cidade. Essa riqueza da terra não significa riqueza em toda extensão da palavra. Debaixo do céu de nuvens miúdas e bem acabadas de feição, o sertão se estende sem chuva que se derrame. A mata cinza e seca da caatinga guarda os últimos vestígios da vida.

 

O braço minúsculo é da Roberta, a menor criança desta UTI neonatal. Ela tem 15 dias e pesa apenas 550 gramas. “O médico não deu esperanças. Ele falou mais de uma vez que era um bebê de risco. Eu coloquei nas mãos de Deus. Deus sabe o que fazer. Deus sabe se dá a vida para ela ou então se ele a leva”, comenta Ariane Dias, mãe de Roberta.

 

“São bebês muito prematuros, que não estavam preparados para vir ao nosso mundo. O pulmãozinho é muito verde e o intestino é muito verde. Quando melhora a parte pulmonar, piora a infecção. Muitas dessas crianças que estão aqui abaixo de um quilo não vão conseguir viver, infelizmente”, afirma o médico Rossini Lacerda Júnior, coordenador do berçário do hospital.

 

Angélica tem três meses e só agora ela está pesando 1,3 quilos. Roberta nasceu com 550 gramas. Cícero, que está com dois meses, está pesando 855 gramas. Outro bebê nasceu com 740 gramas. Ele ainda não tem nome. Por que nascem tantos bebês prematuros?

 

“Muitas são adolescentes e terminam não fazendo um pré-natal adequado. O próprio organismo dela não está preparado para suportar uma gravidez. São crianças ainda adolescentes, na fase inicial da vida, e não têm o corpo preparado para ter uma gravidez adequada”, acrescenta o médico Rossini Lacerda Júnior.

 

Encontrar mães adolescentes em Petrolina é muito fácil. É só parar a primeira bicicleta que passa pela estrada. “O bebê tem 1 ano e dois meses. Eu tenho 15 e sou a mãe. Engravidei com 13 anos”, conta uma jovem.

 

Maria Clara é uma essa sertanejinha do sertão de Pernambuco. Nasceu com pouco peso e veio com intestino delgado exposto. Por isso, ela precisou ser operada assim que nasceu. Mas daqueles dias ela ficou só com uma marquinha perto do umbiguinho dela. Como boa parte das crianças do sertão, Maria Clara nasceu de mãe ainda menina. É Cristocilia Ribeiro, que tinha 14 anos na época. Hoje quem cuida das duas meninas é a avó Marisa.

 

Depois da cirurgia Clarinha logo se recuperou, mas os problemas não terminaram. Quando tinha 6 meses, passou a ter convulsões. Era epilepsia. “Era convulsão de três ou quatro vezes ao dia. Tomando os remédios, pararam as convulsões”, conta a mãe de Maria Clara.

 

Na casa da família de Clarinha, a vida segue. Na UTI do hospital público de Petrolina, muitas mães, quase meninas, esperam boas notícias: que os filhos consigam enfrentar tão dura travessia para permanecer neste mundo.














Fonte:Agência de Notícias Jornal Froripa

0 comentários:

Postar um comentário

Capa de Jornais

Seguidores

Eventos e Premiações

Leia mais...

Arte e Cultura

Leia mais...

Educação

Leia mais...

Polícia

Leia mais...

Transito

Leia mais...