domingo, 1 de janeiro de 2012

GRANDE FINAL DO PROJETO SOLETRANDO EM SALA DE AULA PENITENCIÁRIA Dr. EDVALDO GOMES


Em uma disputa bem acirrada, mas muito saudável seis alunos de 1ª e 2ª fase de EJA da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, mostraram além da lição aprendida, dedicação, esperteza, disposição e atenção na final do I Soletrando em Sala de Aula realizada na manhã desta sexta-feira, dia 30. O projeto é usado como um rico recurso pedagógico que anima as aulas de ortografia. Idealizado pela professora Eliana Maria de Carvalho o Soletrando consiste na soletração de palavras fáceis medias e difíceis extraídas de livros lidos e trabalhadas em ditados na sala de aula, onde acontecem as eliminatórias, diante de uma platéia das turmas, com direito à torcida organizada para cada representante. Competiram este ano os seguintes alunos: José Gomes de Oliveira (2ª fase de EJA), Gilberto Santana Nunes , Carlos Alexandre de Lima, Paulo José dos Santos (1ª fase de EJA) Jonas Israel de Souza, Josemar de Souza Perira, os grandes vencedores foram José Gomes de Oliveira 2ª fase de EJA e Paulo José dos Santos 1ª fase de EJA . Mas isso com muita dedicação nas diversas etapas.


Os vencedores receberam troféus, medalhas e certificados de participação e todos os finalistas do projeto receberam medalhas e certificados. Finalizamos com um almoço de confraternização e muita alegria em nossa sala de aula.

“O Soletrando em Sala de Aula é o resultado de um trabalho realizado com muita determinação, comprometimento e acima de tudo muito amor. E o retorno foi muito gratificante”, resume a professora Eliana. Parabéns aos vencedores, a Direção da Penitenciária José Ricardo de Azevedo e Anizia Joana coordenadora pela colaboração e apoio para realização do Projeto e a todos os alunos que participaram do Soletrando 2011.

62 comentários:

Ana Julia Cornelia disse...

Nosso Brasil precisa exatamente de MULHERES como essa corajosa Professora.... Parabéns Mulher!!! voce merece nosso respeito. Eliana, que você continua firme nessa caminhada.PARABENSSS!

Ana Julia Morais disse...

A iniciativa da Professora Eliana Foi Fantastica!!!a aprovacao da direcao foi maravilhosa... com isso mostra que ainda existe pessoas preocupadas com pessoas....vamos adotar essa ideia em todo Brasil...Parabens a direcao da penitenciarias Dr Edvaldo.

Joana da Silva disse...

Professora Eliana, voce deu oportunidade ao meu marido, e eu to muito agradecida por isso, meu marido ta lindao na foto, sem contar que ele nunca tinha fequentado uma escola, to orgulhosa.Deus abencoa sua vida Professora Eliana.

Marcos Santosw Medeiros disse...

Que trabalho maravilhoso! A Professora Eliana é exemplo de coragem e amor ao proximo, isso significa que ainda existe nesse mundo profissionais na educação com essa garra. A Senhora merece todos os trofeus do mundo. Parabéns e continue fazendo esse trabalho com pessoas que precisam ser valorizadas independente de qualquer coisa.
Preciso fazer uma visita a Penitenciaria para conhecer pessoalmente mais uma Petrolinence que merece ser reconhecida publicamente por um trabalho tão digno.

Anônimo disse...

PARABÉNS PROFESSORA ELIANA MULHER DE FIBRA E MUITA CORAGEM. RECEBI TELEFONEMA DE UM AMIGO PARA ENTRAR NO BLOG DO RANILSON E QUANDO VI TEU SORRISO ENTENDI PORQUE TODO AMOR QUE VOCÊ TEM POR ESSE TRABALHO DE PROFESSORA NA PENITENCIÁRIA. VOCÊ É E SEMPRE SERÁ UMA PESSOA ILUMINADA, NUNCA DEIXE APAGAR ESSE BRILHO QUE EXISTE EM VOCÊ, CONTINUE LUTANDO POR SEUS OBJETIVOS E SEI QUE É ESSE TRABALHO QUE TE FAZ FELIZ. PARABÉNS A DIREÇÃO POR TER UMA PESSOA QUE DEDICA SUA VIDA PROFISSIONAL FAZENDO O QUE GOSTA DE FAZER SER PROFESSORA PARA OS DISCRIMINADOS PELA SOCIEDADE.

Aninha disse...

Parabéns querida!!!!! Continue proporcionando a seus alunos momentos mágicos como este trabalho.... Parabéns!!!!

Maria Zenaide Martins Barreto Xavier disse...

Professora Eliana Maria de Carvalho...quantas vezes te recriminei por trabalhar em uma penitenciaria, e você como sempre defendia seu trabalho com unhas e dentes. EU AMO ALFABETIZAR os meus alunos, tenho certeza que Deus me deu essa missão, não é por acaso que estou lá.
Vendo tudo que você faz por eles, aprendi a respeitar, agora vejo que você não estava errada, vendo as fotos no seu orkut percebi alem da sua dedicação a felicidade de todos. Sou sua fã e lembrando de dois meninos que você alfabetizou em sua casa, nem sei se ainda lembra, ninguem acreditava neles nem mesmo a professora da escola, e você me falou eu vou mostrar como eles vão aprender a ler e escrever do contrario nao me chamo Eliana, e aconteceu, você é motivo de orgulho para todos nós, escrevendo chorei ao ver tanto amor pelo seu trabalho. Deus te proteja!

Anônimo disse...

Prabéns minha pró preferida! Graças a Deus já estou liberto mais sinto muito orgulho da senhora. sempre procurando fazer a diferença, inovadora, procura sempre o melhor para seus alunos, as vezes confundida como durona, e foi com o seu jeito de ser que conseguiu manter o respeito e a disciplina na escola esse o motivo que conquistou e é amada por todos. Não mede esforços para ajudar sempre muito ativa a tudo.
Se bem que, hoje em dia, parece que está mais fácil eleger professor para criticar do que para ser admirado. Continue fazendo seu trabalho como sempre fez, nunca mude porque foi com essa postura que conquistou não só seus alunos como muitos internos. Obrigado por fazer parte das nosas vidas, Deus te abençõe e muita força. Tenho certeza que a senhora vai saber quem postou esse comentario minha pró preferida.
Fica com Deus e Nossa Senhora sua protetora.

Larissa Lewis disse...

Tive a oportunidade, não faz muito tempo, de conhecer Eliana profissional que se dedica em corpo e alma, ao ensino na Penitenciária. O brilho que pode ser visto dentro dos olhos dessa profissional, unido a uma atitude pró-ativa e repleta de amor pelo trabalho que realiza, foi o motor que me empurrou a realizar esta entrevista. Pessoalmente, nunca encarei Escola para detentos como uma maravilhosa experiência profissional, venho acompanhando o seu trabalho e compreendi que você é um ser humano completamente do bem, e que ama o que faz, que o Senhor continue iluminando os seus caminhos e de todos que te apóiam na sua vocação de ensinar com responsabilidade aos excluídos, você foi capacitada por Deus para isso. Parabéns Eliana e continue fazendo o que você ama, um profissional só é bom de verdade quando seu trabalho a base é o amor.

Larissa Lewis disse...

Quando as pessoas se propõe a fazer o que gosta, como objetivo de vida, tudo fica muito mais fácil.
Eu conheci a Professora Eliana em 2002 no Programa BB educar ela saia de porta em porta na COHAB 6 convidando as pessoas não alfabetizadas a estudar e argumentava a importância do estudo em nossas vidas. De inicio dei o nome não com intenção de frequentar a escola ela falava de uma forma que não tinha como dizer não, eu só pensava em perder as novelas. Dois dias depois que iniciaram as aulas eu não fui e ela voltou a me procurar em casa e foi ai que pude ver o que significava a importância e o valor que uma pessoa tem em procurar fazer o bem e tirar as pessoas da escuridão. Ela encanta os alunos com suas aulas motivadoras sempre foi assim, é uma pessoa extremamente responsável , quando necessário também rígida, e fiz alfabetização, 1ª e 2ª fase quando terminou o fundamental 1 ninguém da turma queria mais estudar porque não seria mais ela nossa professora, e como ela ama o que faz, foi na Escola Simão Durando e fez nossa matricula e disse vocês não vão parar, e foi pela determinação dessa guerreira que hoje estou na faculdade. Não tem como não se contagiar por esse sentimento que é o amor que ela tem pela sua profissão.
Parabéns Professora Eliana, por transformar a vida de tanta gente, através dessa maravilha que é o estudo.
EM NOME DOS SEUS ALUNOS DA COHAB 6 OS NOSSOS PARABÉNS! A SENHORA É UM REFERENCIAL EM NOSSAS VIDAS. TE AMAMOS!!!

Maria Ferreira disse...

Meu nome é Maria Ferreira fui aluna da professora Eliana na cohab 6, acabei de mandar um depoimento para ela, só que estou na casa de uma amiga que tambem mandou seu comentario e na hora de enviar eu esqueci de colocar meu nome e foi o nome dela, peço que não aprove que vou enviar outro com meu nome.
Obrigada e desculpa o transtorno.

Maria Ferreira disse...

Concordo com muitos que, como eu escrevem aqui a imensa responsabilidade e honra de conhecer essa Professora que, além de amar o que faz (ensinar…), transmite com absoluta alegria, dinâmica, expressão e competência essa arte tão maravilhosa a seus alunos. Tive o imenso prazer de ter aulas de alfabetização no ano de 2002, 2003 e 2004 com Eliana (exímia professora e pessoa) e contemplar, juntamente com ela, o prazer e a emoção que estudo nos transmite. Eliana com quem tive a imensa honra de ter ao meu lado, como fonte de conhecimento e experiência e como uma ídola, um exemplo de profissional nos leva a um mundo inimaginável, no qual podemos sentir algo extremo, gracioso e gratificante. Comecei estudar no Programa de Alfabetização nem meu nome sabia fazer ela de porta em porta conseguiu formar sua turma mostrando que todos tem o direito ao estudo independente de idade, e com muita garra, iniciei minhas aulas hoje não consigo ficar sem estudar , o livro é meu companheiro , meu remédio para os momentos tristes e alegres. Bom, é simplesmente mágico falar dessa paixão, que é o estudo, e encho-me de orgulho ao descrever esses exemplos de garra, trabalho, amor ao que faz, competência: Eliana, minha eterna professora, e minha eterna amiga.
PROFESSORA ELIANA EM NOME DE TODOS OS SEUS ALUNOS DE ALFABETIZAÇÃO, 1ª E 2ª FASE DA CRECHE MARIA TEREZA NA COHAB 6 O NOSSO MUITO OBRIGADA, TEMOS MUITO ORGULHO DA SENHORA E SABEMOS QUE TUDO QUE FAZ É COM MUITO AMOR.
TE AMAMOS MUITO!!!

Gabriel filho de ex presidiário disse...

Professora Eliana continue fazendo esse trabalho, profissionais como a Senhora nos dias de hoje é quase impossivel encontrar, principalmente para um público como esse. Que já é tão discriminado e desacreditado.Que Deus proteja e dê forças para que a Senhora faça o que vem fazendo com tanto amor e compromisso.

Vera tia de Paulinho disse...

Sr. Ranilson Viana parabéns por publicar eventos como esse.
A professora Eliana muitas vezes taxada como a professora durona, não passa de uma profissional extremamente organizada e responsavel, e foi justamente com seu jeito que conquistou não só seus alunos como outros detentos e familiares.
Mulher de fibra, coragem e muito amor pelo trabalho, não mede esforços para ajudar os mais necessitados e com suas palavras de conforto pais, maes, irmãos,tias, avós, esposas de presos tem conseguido erguer a cabeça e seguir em frente.
Professora a Senhora foi enviada por Deus para ajudar o proximo.
Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe na sua jornada.

Gleide Santos disse...

Fiz um comentário à alguns meses atrás sobre a dedicação e competência desempenhada pela professora Eliana em relação à seus alunos. Também citei que sou fã de seu trabalho. A prova de tais comentários estão aí estampadas na vitória de grande parte de seus alunos. Parabéns mais uma vez. Você merece! Geide Santos.

Ananda disse...

Olá Professora Eliana!! Meu nome é Ananda sou estudande de Pedagogia na Universidade Estácio de Sá de Juiz de Fora -MG. Eu e uma amiga estamos fazendo um trabalho de conclusão de curso sobre Escola em Penitenciárias e gostaria de citar o seu projeto no meu estudo. Para isso eu gostaria que, se possível, você me mandasse algum material falando um pouco sobre o projeto: quando começou, objetivos, como surgiu a idéia alem do programa do Luciano Huck, enfim o que você poder me ajudar.Aguardo contato, Obrigada.

Luiz Mario disse...

Lindo e interessante projeto!Grande Professora e excepcional ser humano em tudo o que faz,é por essa e outras que marcou e continua marcando...
Professora Eliana

Ela tem a alma de poeta. Em tudo que se dedica pulveriza o amor e a paz. Parabéns Eliana por mais este projeto de sucesso!

Meire Medrado disse...

Parabéns, alunos da professora Eliana!!! Acreditar e confiar faz a diferença. Para isso, bastar querer, pois o resto se adquire aos poucos. É como uma sementinha e também trabalho de formiguinha. O resultado está aí: o trabalho que lapidado aos poucos tem bons resultados.

Agnaldo Lima disse...

NADA É IMPOSSÍVEL QUANDO A ALMA NÃO É PEQUENA, e VOCÊS do PROJETO SOLETRANDO EM SALA DE AULA Têm a ALMA MUITO GRANDE, fizeram um trabalho MARAVILHOSO. PARABÉNS.

Jackeline disse...

Estava pesquisando na internet alguns projetos para tentar utilizar em sala de aula e acabei conhecendo o blog de Ranilson Viana. Achei a iniciativa super interessante e desafiadora: Formar leitores competentes. Nossas alunos têm capacidade de ler qualquer tipo de obra, basta que as apresentemos, basta que abramos esse vasto mundo da leitura para eles. Parabéns a Direção da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em especial,a Professora Eliana Maria de Carvalho
Jackeline
Fortaleza | CE

Rosângela Meira - Assaré | CE disse...

O Brasil precisa de mais pessoas, como VOCÊ, que possam transformar sonho em realidade.

Parabéns Professora Eliana

Rosângela Meira

Marcelo / Guarulhos SP disse...

Prezado Ranilson Viana

Eu não sei se já lhe dissseram isso,eu acredito que sim, mas o fato é que só hoje quando entrei no seu Blog, e vi a materia do Soletrando em Sala de Aula realizado em uma escola diferencial "Penitenciaria" por uma Professora de extrema competencia e coragem que resovi lhe escrever para agradecer e parabenizar pelo seu trabalho, eu acredito se cada profissional da area de tecnologia conseguir passar 10% de informação da forma como você passa,nós teriamos um futuro promissor, parabens mais uma vez.
Professora Eliana vou acompanhar seu proximo Soletrando em todas as etapas, já tem previsão do inicio? se possivel envie seu email para manter contato. Prabéns pelo excelente trabalho
Marcelo / Guarulhos SP

professora Simone disse...

Ensina para os professores iniciantes como fazer um projeto Soletrando em Sala de Aula. Manda pra mim como devo fazer e como devo aprimorar meus conhecimentos atráves do ensino fundamental 1. os principas fatos da educação no siatema penitenciario. Principais cuidados que devemos tomar na educação especial ou ate mesmo na alfabetização de jovens.
Estou encantada com seu Projeto, e pelos cometarios que li, vc é uma pessoa que ama realmente trabalhar com alunos do sitema penitenciário.
PARABÉNS E CONTO COM SUA AJUDA.
Divulga seu email para contatos.

A educação é um processo contínuo que precisa ser renovado a cada dia.sua contribuição é fundamental nesse processo de renovação.

Juliana Carla disse...

Ranilson,

Sabendo da responsabilidade e seriedade com as informações disponibilizadas no seu blog, Essa educadora da Penitenciária em Petrolina que realizou um brilhante projeto a partir do programa de tv pelo apresentador Luciano Huck. E a repercussão está sendo imensa. A professora Eliana Maria de Carvalho da Escola do Sistema Penitenciário , fez um projeto com um resultado positivo, atingiu seus objetivos, além de desenvolver o senso de competição saudavel por parte dos alunos, o que é possível perceber nitidamente nos comentários dos leitores que é possivel realizar um trabalho diferencial com resultado extraordinario evitar o alto índice de evasão escolar principalmente em uma turma de Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Iniciativas como essa devem ser valorizadas e aplaudidas.

Um abraço,

Juliana Carla

Eliana Maria de Carvalho disse...

Meu muito obrigada pela amizade que a grande maioria tem para comigo! Este sim é o maior retorno que tenho recebido pelo meu trabalho.
Peço a Deus que continue abençoando o Blog e aos queridos leitores.
Beijos e abraços!!
email e orkut eliana.mariacarvalho@hotmail.com
O que for possivel ajudar pode entar em contato que terei o maior prazer em dividir esse trabalho que foi um sucesso em sala de aula.

Rafael de Vitoria de Santo Antão disse...

Todos estão de parabens pelo belo projeto que realmente chamou minha atenção pela dedicação da Professora Eliana e a vontade de mostrar a todos que os reeducandos. que nao são apenas um elo perdido na sociedade que eles também tem capacidade de se superar embora todas as dificuldades empostas pelo sistema Prisional Brasileiro essa Professora Serve de Referencia para todos os educadores que tem vontande porem não coragem de demonstrar em atitudes e ideias como essas do soletrando para os reeducandos. Parabens a direção pelo apoio e a professora Eliana pela coragem e força de Vontade

Celso Peixoto disse...

O Professor(a) deve sempre estar presente no caminhar de seu aluno. "A árvore traz sombra a suas raizes, e assim, produz frutos de ótima qualidade, e sua semente brotará em campos imagináveis". Parabéns Eliana continue fazendo esse trabalho, vc é uma profissional extraordináriaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
Celso Peixoto

Carleide e familia- Guarulhos disse...

ESTAMOS FELIZES POR PODER COMPARTILHAR DESTE MOMENTO TÃO SIGNIFICATIVO NA TUA VIDA E NA NOSSA VIDA TAMBÉM, EDUCADORES COMO TU MERECEM O NOSSO APLAUSO DE PÉ.PARABÉNS HOJE E SEMPRE QUE ESTA SEJA UMA DAS MUITAS CONQUISTAS NA TUA VIDA. TU MERECES,,,NOSSA GUERREIRA.
BJS CARLEIDE, CARLUCIA, SUA TIA MARIA.

Caudinha UNIESB disse...

Em nada me surpreende mais esta conquista da ELIANA, pessoa competente, dedicada, e principalmente, ama o que faz e tem potencial para muito mais, basta é surgirem as oportunidades.
Que você continue sempre perseverante, batalhando por uma educação cada vez melhor e com reconhecimento nacional.
Parabéns, mereces muito mais!
Claudinha UNIESB

Francisco UNIESB disse...

Foi com grande alegria que tomei conhecimento do Projeto Soletrando em Sala de Aula desenvolvido pela nossa querida colega de Faculdade Eliana. São pessoas como você que se dedicam e buscam incessantemente alternativas de desenvolvimento para seus alunos reeducandos da Penitenciária. São pessoas como você que nos fazem acreditar que é possível mudar a sociedade que vivemos.
Parabéns pelo seu Projeto! Você é uma pessoa que por onde passa deixa sua marca de alegria, coragem, dedicação, sinceridade, justiça. GUERREIRA é isso mesmo. Jamais podemos esquecer uma pessoa tão especial como você.
Esperamos o seu retorno a Faculdade sentimos muito a sua falta.

TURMA DE PEDAGOGIA DA UNIESB disse...

Amiga, parabéns. Sua determinação,competência e amor pelo que faz são qualidades que conduzem para o seu sucesso. Você merece. Estamos orgulhosos de você. Um abraço bem apertado.

TURMA DE PEDAGOGIA DA INIESB

Maria José UNIESB disse...

PARABÉNS PELO TRABALHO

Conheci Eliana na UNIESB e ela foi, sem dúvida, a pessoa mais importante pra mim na fase dos seminarios. Agradeço muito por tudo que ela nos ajudou, muito competente, organizada, tudo que faz é perfeito. Parabéns pelo seu trabalho e continue sendo essa pessoa linda e maravilhosa que você é.O mundo precisa de muitas Elianas. Parabéns!!!
Claudinha hoje ligou acredito para quase todos da nossa turma para avisar do seu Projeto. Sentimos muita sua falta na faculdade, não só pelos seus perfeitos trabalhos, como também pela alegria que transmite a todos.
Que Papai do Céu te ilumine ainda mais.

Gilmar UNIESB disse...

Muito me honra ler esta matéria, pois conheço e assino embaixo todo esse potencial e trabalho da amiga e professor Eliana. Passaria horas aqui enumerando suas competências e sucessos alcançados em tudo que ela se compromete a executar e executa com sucesso. Professora Eliana, Parabéns e siga sua estrela... ensine a ensinar, dê direção positiva para seus alunos. Ainda queima a esperança e no fim do túnel tem luz sim.
Grande abraço.

Reinaldo disse...

Uma professora especial não se ‘torna’ num segundo, ou no repente espontâneo de um sorriso ou de um olhar de um aluno, você É especial porque você nasceu assim. Tive o prazer de conhecer Eliana nos tempos da faculdade,FFPP (Biologia) seu sorriso que entorpece a alma e cativa os mais ecléticos de nos, o que dirá daqueles que, apesar de necessitarem dos mais variados tipos de ajuda, mais precisam de atenção e sorriso.
Meu ponto é, Eliana esta no lugar certo, seu ponto de vista deveria ser um guia para todos que trabalham com reeducandos.
Seu idolo Reinaldo de Sá (pingo de gente) lembra?

Alexandre Medeiros - Recife PE disse...

Passei a maior parte da minha vida profissional trabalhando com ensino especial, e compartilho com você o pensamentode que a inclusão é possível, nos dispormos a olhar o outro como um ser humano de direito deveria ser o princípio da arte de educar, respeitando as diferenças, abrindo o coração para o mundo! só assim faremos de verdade, parte dele, e seremos completos.
Parabéns pelo seu trabalho!

Macilene Moura-Recife PE disse...

Parabéns pelo seu trabalho, só um pessoa ilumunada consegue transmitir todo esse afeto e dedicação, já tive uma experiência parecida e sei quanto é compensador e gratificante.
Que Deus continue te iluminando.É um magnífico trabalho, professora!
Beijos Macilene

Lino disse...

Amiga Guerreira! Parabéns por fazer a diferença e transformar a vida destas pessoas desacreditadas pela sociedade. Tenho orgulho de sua amizade e sei o quanto vc se doa para ver o sorriso no rosto dos alunos… Desejo que suas ideias inspirem outros profissionais e que a inclusão seja mais do que palavras, seja a atitude praticada verdadeiramente, como vc faz. Um bjo do Lino.

Macilene e amigos do Arruda - Recife disse...

Ranilson Parabéns pelo seu blog, não foi a toa que Eliana enviou todas as etapas do seu Projeto Soletrando para um blog que faz a diferença.
Resido em Recife e sou amiga de infancia de uma pessoa que veio ao mundo para fazer a diferença, quem a conhece de verdade sabe o quanto ela é amiga, não mede esforços para ajudar o proximo, profissional dedicada, ser humano de um coração do tamanho do mundo. Tem seus defeitos claro, e o maior é a sinceridade, fala na lata, quando erra pede desculpas, mais quando tem razão enquanto não deixa tudo as claras não sossega (teimosa).
Veste a camisa de verdade, luta pelos seus objetivos, se doa por completo.
Eliana com certeza onde sua mãe estiver ela esta orgulhosa de você, lembro bem quando ela falava quem não gosta de Eliana é porque não presta, isso é mais que comprovado. Já sabe, o convite continua de pé com direito a trazer jade.kkkkkkkkkkkkkk
Verdade mesmo amiga, nós aqui do Arruda te amamos muito.
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO.

Kaio Henrique - Arruda disse...

Ranilson meu nome é Kaio faz um slide e coloca no blog com varias fotos do Projeto da minha tia, ela tem um montão no orkut.
Tia Parabéns pelo seu trabalho, vc é a melhor tia do mundo.
Te amo

Macilene, familia Moura e amigos do Arruda - Recife PE disse...

Hoje nos reunimos para fazer nossas homenagens e comentarios a Professora Eliana pela criatividade do Projeto Soletrando em Sala de Aula, um trabalho realizado com sucesso e determinação da brilhante profissional que é a Professora Eliana.
Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou…
Ser professor é ser um “administrador da curiosidade” de seus alunos, é ser parceiro, é ser igual na hora de ser igual, e ser um líder na hora de ser líder, é saber achar graça das menores coisas e entender que ensinar e aprender são movimentos de uma mesma canção: a canção da vida…
Eliana em nome dos seus amigos do Arruda queremos agradecer por você existir e fazer parte das nossas vidas.
PARABÉNS VOCÊ MERECE TODAS AS HOMENAGENS PELO SEU EMPENHO, DEDICAÇÃO E AMOR PELO SEU TRABALHO.

kleriston Moura - Arruda Recife PE disse...

Uma professora comprometida, competente e de excepcional humanidade. Essa, na opinião do professor kleriston Moura, deve ser o perfil do profissional da educação.
A cada um, seu mérito por cumprir seu papel de forma eficiente. Todo mundo sabe que o salário nunca vai ser suficiente para cobrir o desgaste que sofremos e o risco que corremos. Deixemos os ressentimentos de lado. Vamos reconhecer que o seu trabalho é um mérito seu e de seu alunos.
Parabéns Eliana! Que orgulho, viu?!? Estou muito feliz em te ver realizar todos os seus sonhos! Torço para que seu caminho seja sempre repleto de luz e felicidade. E que esse Projeto do Soletrando em Sala de Aula seja apenas o primeiro de muito outros! Muito sucesso, amiga! beijos.

Jaime Amorim -Florianópolis disse...

Olá, Eliana, que satisfação e alegria encontra-la neste meio.
Ser professor(a) é fazer isso que você faz. Disseminar coisas belas da vida e das pessoas.
É fazer os educandos sonhar e sorrir. É alimentar sonhos. É provocar, estimular. É congratular-se com as conquistas. É ter um ideal. É devotar-se integralmente por ele.
Ser professor(a) é fazer desabrochar a sensibilidade, o afeto e o intelecto, a religiosidade e a maturidade cidadã. Ser professor(a) é crer e ter paixão pelo que faz.
Estou muito feliz em saber que você continua a mesma pessoa dedicada e acima de tudo humana que conheci nos anos 80. Seu Projeto é um sucesso, sei que em breve você fará o 2º, 3º, 4º... Porque você é determinada. Aproveitando a oportunidade quero parabenizar a direção do Presidio por ter uma pessoa no quadro de funcionarios fazendo um trabalho tão nobre.
Eliana, obrigado por me fazer relembrar aqueles momentos tão ricos em que estudamos juntos no Polivalente.
Um grande abraço e que Deus continue abençoando sua vida.
Abraços Jaime Amorim

Ana Letícia - Teresópolis RJ disse...

Ser professor no Rio de Janeiro não é nada disso que vocês falaram.Ser professor é trabalhar muito, ganhar mal, sofrer todo tipo de desacato, constrangimento, desrespeito, ameaças de morte e ainda por cima só ouvir críticas.Estou estudando para outros concursos e quero me livrar desse sofrimento que se chama magistério.
Professora Eliana a senhora é uma heroina, pelos comentários do blog sobre seu trabalho fiquei surpresa com tamanha dedicação e amor que realiza um trabalho em uma escola de penitenciária. Parabéns é pouco, não existe palavras para definir tamanha paixão pela árdua profissão de professor. Tiro meu chapeu e todas as honras do mundo para senhora.
Manda a receita quem sabe não mudo de ideia rsrsrs

Francileda e Neide disse...

Com certeza a Professora Eliana deve ser aplaudida pela efetiva contribuição para a educação dos reeducandos, este é um exemplo de dedicação à educação que deveria sim, ser apresentado para todo o Brasil.
Parabéns e nosso sincero respeito e orgulho.
Professoras Francileda e Neide

Francileda disse...

Conheço seu esforço e dedicação, pois estivemos juntas nesta caminhada há muitos anos.
Experiência, responsabilidade, dedicação, Amor por tudo o que faz, o resultado só poderia ser este amiga! Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anne e familia - Cohab 5 disse...

Parabéns professora Eliana, afinal valeu todo seu esforço para fazer esse Projeto Soletrando mais um ponto para a Escola da Penitenciaria.
Isso só faz crescer a motivação e o respeito pela direção que deu todo apoio e alunos, afinal é o nome da Penitenciaria que também é citado no blog que já percorreu varias cidades do Brasil.
Estou orgulhosa de você e tenha certeza, todos aqueles que a admiram também estão orgulhosos.
Anne, Ananda, Juninho e Paulinho.
Venha nos fazer uma visita, sentimos muita sua falta. Beijos

Claudia Barbosa - Salvador BA disse...

Oi Prof. Eliana, tudo bem?
Espero que td em paz … Por aqui tudo ótimo …
Seguinte, vc tem interesse em divulgar seu Projeto e trabalhos para a imprensa? Faço assessoria para uma empresa e gostaria de uma pessoa com o seu perfil para escrever textos falando sobre a importancia da escola em uma Penitenciária. O que me diz? Divulgo seus trabalhos e eventos seu email, sua formação e etc …
bjss
att
Claudia irmã de Francileda

Beatriz - Sertaozinho disse...

Ranilson
maravilhoso o teu blog, é um verdadeiro instrumento de utilidade pública. Eu já havia passado por aqui algumas vezes de forma parcial, mas hoje vi o tamanho do teu esmero e dedicação. O blog é amplo, delicioso. Agradeço também o apoio na divulgação do Projeto Soletrando da Professora Eliana exemplo de dedicação e amor por um trabalho que sem dúvida é de coração o que me chamou mais atenção para escrever o meu comentário. Muita luz e muito sucesso.

Rose - local: Camaçari, Bahia disse...

Bom dia Professora Eliana,

Gostaria de escrever muitos elogios a ti, mas infelizmente não haveria palavras que chegassem para descrever tanta bondade e simpatia que podessem expremir a fantastica pessoa que a professora é.
A professora é tão nobre e boa como o Sol, que tem a humildade de emprestar a sua luz para que outros possam brilhar também.

Obrigada por tudo querida professora que os seus sonhos se tornem em realidade pois bem merece.
Estou te esperando para te levar na casa da mãe de Tayrone, estamos te esperando.

Beijinho grande com toda amizade e carinho de
Rose

Edilson irmão de interno penitenciaria - Recife PE disse...

Fibra,
seriedade,
coragem,
determinação,
espírito de luta,
respeito ao próximo,
companheira e muito mais.
Eliana, Eliana, Eliana, PROFESSORA 1000!
Com todo meu RESPEITO

Edilson irmão de interno penitenciaria - Recife PE disse...

Apoiar a Profa. Eliana Maria de Carvalho para Professora da Penitenciaria é perceber que as qualidades que ela possue são necessárias e urgentes para que nossos parentes internos dessa Penitenciaria ocupe o lugar de destaque que merece. O Projeto mostra isso, valorização e respeito ao proximo. A Profa. Eliana é um exemplo de mulher que luta, que busca seu espaço, o conquista e não permite que o desconforto de outros atrapalhem sua trajetória. A admiro como mulher e profissional, preocupada com o todo, e não apenas com o setor da escola.
Deus sabe o quanto os nossos irmãos precisam dessa pessoa iluminada.
Abraços e conte com nosso apoio.

Deusa disse...

Eu apoio Eliana, ao cargo de professora da Penitenciária pela sua competencia, dinamismo, experiência e seriedade com que tem enfrentado os desafios e obstáculos. E ainda por tudo que tem feito pela Penitenciária, especialmente pelos PRESOS. Desejo-lhe muito sucesso, que Deus lhe abençoe. abraço, Profa. Deusa

Mauricio Dutra disse...

Prof. Eliana: Me chamo Mauricio Dutra, sou estudante de Pedagogia Universidade Federal do Paraná - UFPR.Não te conheço, mas percebo que é uma pessoa muito querida. Quem sabe um dia eu possa conhecê-la e apertar sua mão. Parabéns por este trabalho e obrigado por disponibilizá-lo.

Amaury Antonio Gomes -Jaraguá do Sul Estado: SC disse...

A internet faciltou em muito a vida de quem quer estudar e inovar seus trabalhos, prova disto foi o email no qual divulgou no blog de Ranilson Viana disponibilizando material dos seus Projetos . Seria injustiça de minha parte simplismente pegar e nem se quer agradecer, por isso, gostaria que o Sra. Soubesse que todo seu esforço está me ajudando e com certeza também ajuda outros estudantes e professores. Parabéns pela sua iniciativa, são de pessoas como o Sra que nosso mundo está precisando.

Maria José Albuquerque - São Paulo disse...

Querida Eliana,
Celebre as vitórias!
Compartilhe o sucesso mesmo nas pequenas conquistas com pessoas queridas. Grite! Chore! Encha-se de energia para os desafios seguintes.
Vitórias pertencem àqueles que, como você, têm um trabalho especial para oferecer.
Tenha uma vida especial!
Conversar com Deus é o máximo, especialmente para agradecer. Ore antes de dormir, faz bem ao sono e a alma. Oração e meditação são fontes inspiradoras.
Só o tempo é capaz de encher e cultivar uma grande e verdadeira amizade.
Todas as vezes que entro no blog de Ranilson e vejo os comentários do seu Projeto meus olhos enchem de lágrimas, todos que te conhecem e mesmo os que não conhecem pesoalmente estão encantados com tanta dedicação e amor ao seu trabalho. Continue fazendo o que vc sabe fazer de melhor ajudar ao proximo, mesmo que isso venha as vezes te fazer sofrer. Nunca desanime!
todo aquele que ajuda seu próximo, será lembrado pelo Senhor!

"Pro 14:21 - O que despreza ao seu próximo peca, mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado." Bíblia Sagrada".
Tomei a liberdade de indicar o blog a outros colegas, para que também possam desfrutar dessa maravilha. Parabéns!!!

Vera Melo- Vila Isabel / Rj. disse...

Caros alunos e professora,
as vezes gostaria de voltar no tempo e refazer os cursos do Ensino Fundamental e Médio. As oportunidades para aprender e conhecer o que existe hoje em dia são muitas e aprendemos e de uma forma tão agradável . Chamo a sua atenção, internos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, para que não deixem ‘escapar’ riqueza tão grande!
Tive a oportunidade de ver todos os registros do projeto SOLETRANDO estão muito bons e bonitos! Parabéns!
O Blog mostra uma verdadeira reportagem, bem completa, com ótimas fotos e textos.
Todos os textos ficaram maravilhosos!!!!!
Parabéns professora e alunos!!!!

Wellington Bozzano - Santa Catarina disse...

A educação formal do indivíduo preso é fundamental. Não basta dizer que tem escola para os detentos. Essa escola tem que realmente ser um diferencial em sua vida. Bonificá-los pelo envolvimento nessas atividades não pode se restringir ao mero comparecimento as aulas. Tem que realmente haver um crescimento da pessoa na parte escolar.
Através de uma amiga visitei o blog com a matéria do Projeto Soletrando em Sala de Aula Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes e quero parabenizar A Direção, Alunos e a Professora Eliana pela ousadia e coragem de mostrar que essa Escola existe e faz a diferença.
Tendo um projeto sólido, com atividades envolventes, que objetivem a escolarização do aluno, e existe uma professora competente e comprometida.
O que me chamou mais atenção foi o cuidado que a senhora teve em colocar todas as etapas do projeto com textos e fotos que comprovam que o seu trabalho realmente foi realizado e o resultado foi um sucesso.
Parabéns Professora Eliana são pessoas como a senhora que precisamos nas nossas escolas.
Vou te add no orkut e msn para conhecer melhor os seus trabalhos.
Maria José Alburquerque é sua fã e divulga esse nobre trabalho que vem sendo desenvolvido na Penitenciária.
PS: Deve ser engraçado pessoas que a sra. nunca viu o admirarem tanto e se sentirem tão íntimos de vc, não?!!! Rs!!!
Até mais, professora!!!
Um abração com carinho de mais um fã

Meridiana Alves Barbosa - Rio de Janeiro disse...

Antes de mais nada quero parabenizar a Professora Eliana pelo trabalho realizado com tamanha competencia e amor, não só pelos projetos, pelas suas atitudes corajosas e arrojadas, também pela conduta ética que está sempre presente nos auxiliando nos seus trabalhos e respostas que precisamos. Acredito que realmente a educação modifica o homem e sua vida para melhor.Trabalho no atendimento ao público e nada me deixa mais triste e emocionada do que atender a algum adulto que muito constrangido me pede desculpas por não assinar seu nome uma vez que nunca pode estudar. Sinto vontade de chorar e eu é que acabo me desculpando. Essa situação não é rara no meu cotidiano, e eu trabalho numa cidade no estado do Rio de Janeiro que fica há 1 h da capital. Isso me leva a imaginar o quanto ainda precisamos trabalhar pela educação. Aproveito aqui para sugerir que professores do sistema prisional sigam o exemplo de uma professora merecedora do reconhecimento dos orgãos competentes. Acredito que precisamos desde sempre saber com responsabilidade, nossos direitos e deveres principalmente por se tratar de pessoas desacreditadas pela sociedade e que lei não é algo apenas para advogados, juízes e réus, mais tambem para professores. Que sirva de exemplo a professsora Eliana que leva a sério o seu compromisso. Obrigada Professora exemplo de amor pela alfabetização. Obrigada e Boa Sorte!

Baruel de Itaparica disse...

Não adianta negar! Não há atalho... A construção de uma sociedade promissora, auto-sustentável e a viabilização para um Brasil com menos miséria, desigualdade, violência e corrupção dar-se-á através de iniciativas corajosas e determinadas de restruturação da educação brasileira. É isso aí, Professora Eliana! Por uma educação no sitema penitenciario e de qualidade para nossos irmãos que encontram-se presos; pela valorização do ser humano! É nesse alicerce que ergue-se todas as demais mudanças para uma nação forte. Boa sorte, Professora!

Fausto/Feira de Santana/BA disse...

O professor deve oferecer informações personalizadas ao prisioneiro, amparo emocional, abordar aspectos pessoais, falar das dificuldades. É professor, psicólogo, mãe, tudo junto. Claro que não pode fornecer informações que atinjam a segurança e as questões judiciais. Mas é importante que se mantenha uma relação de normalidade, ignorando o delito cometido porque o professor não está lá para questionar isso.
A educação pode ser uma solução se for uma educação ao longo da vida, não apenas do tipo profissional ou a reeducação. É para muitos presos a primeira oportunidade de compreender sua história e de tratar de desenvolver seu próprio projeto de vida.
Pelas materias lidas no blog pude pereceber que temos profissionais na educação aptos para desenvolver esse trabalho. O Projeto desenvolvido pela professora Eliana com o apoio da direção é de grande importancia. Foi mostrado passo a passo, todas as etapas e publicado endereço eletronico para interessados no assunto tenham acesso, isso mostra que ainda existe em nosso país profissionais competentes que lutam pela educação sem preconceito.
PRABÉNS AO BLOG, DIREÇÃO PENITENCIÁRIA PELO APOIO E A PROFESSORA ELIANA CONTINUE FIRME NO SEU TRABALHO QUE É UM DOM CONCEDIDO POR DEUS.
CONTINUE DIVULGANDO SEUS TRABALHOS, COM CERTEZA COM SUA SIMPLICIDADE ESTARÁ AJUDANDO COM SUA EXPERIENCIA MUITOS QUE PRECISAM TER CORAGEM E DETERMINÇÃO PARA REALIZAR UM MAGNIFICO TRABALHO NO SISTEMA PRISIONAL.
GRANDE ABRAÇO.

Fausto/Feira de Santana/BA disse...

Parabéns! Como faremos isso chegar na imprensa?
Seu trabalho é maravilhoso, tudo perfeito, profissional de mão cheia. Parabéns!
Vamos divulgar em outros meios de comunicação? o que vc acha? A Penitenciaria tá de Parabéns,nas minhas noites navegando pela net descobrir que existe uma outra realidade na Penitenciaria Dr. Edvaldo Gomes na cidade de Petrolina.
Alunos da professora Eliana o meu abraço e continuem aproveitando esse grandioso trabalho.
Só precisa de mais divulgação, TV, Jornais, vamos lá prof, vc tem capacidade para isso.
Grande abraço e Sucesso! vou entrar em contato e vamos mostrar ao Brasil tudo de bom que existe no presidio, a midia só mostra coisa ruim, uma materia como essa não pode ficar de fora.

Beijão

João Nilton Birnfeld / Brasilia DF disse...

Parabéns! Como faremos isso chegar na imprensa?
Devemos divulgar essa matéria por email. A maioria das pessoas não entram nos blogs. É preciso enviar essa matéria para todas as pessoas que conhecemos.
Um trabalho como esse tem que ser divulgado, vamos lá prof. o que vc acha? A midia só mostra o ruim das penitenciarias, tá na hora de mostrar que em Petrolina existe um trabalho sério e verdadeiro.
Parabéns a direção da penitenciaria de Petrolina e a prof Eliana "fastatico trabalho"
Vou entrar em contato, me aguarde.

Postar um comentário

Capa de Jornais

Seguidores

Eventos e Premiações

Leia mais...

Arte e Cultura

Leia mais...

Educação

Leia mais...

Polícia

Leia mais...

Transito

Leia mais...