A organização do Campeonato Mundial de Judô por equipes lançou oficialmente o evento em Salvador, nesta segunda-feira, em um hotel da capital baiana. A disputa será entre 27 de outubro e 4 de novembro de 2012, o Parque de Exposições de Salvador, na Paralela, vai ser palco da competição.
Esta será a primeira vez que o Mundial de Judô será realizado nas Américas. Além da competição por equipes, Salvador também vai receber o Campeonato Mundial Master (com atletas acima de 35 anos).
O lançamento do evento contou com a presença de membros das confederações dos países participantes, atletas e autoridades, entre elas, o governador da Bahia, Jaques Wagner. O presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley, destacou a importância da competição.
- Este será o primeiro evento do calendário oficial da Federação Internacional de Judô, depois das Olimpíadas de Londres. Não é uma competição aberta. É um campeonato com equipes pré-selecionadas em seus continentes, daí a importância deste evento – disse Wanderley, que completou ressaltando que o esporte tem um bom trânsito entre o povo baiano.
- Fizemos duas vezes consecutivas, em Salvador, a Copa do Mundo, que é considerada um evento preparatório. O povo baiano é muito voltado para os esportes de luta, e o judô tem uma tradição muito forte na Bahia – disse.
O Mundial deve contar com mais de mil atletas, de 16 países. O governo da Bahia aproveitou o lançamento da competição para anunciar a construção de um centro de treinamento especializado em judô. O Centro de Excelência de Judô será construído na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O governo não informou a data de entrega do centro. As obras começam no mês de abril de 2012.
0 comentários:
Postar um comentário