terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Leitor de Hamburgo na Alemanha envia reflexão ao blog


GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS

E PAZ NA TERRA AOS HOMENS DO SEU AGRADO»

 São Bernado expressou-se assim a respeito do Natal do Senhor: Céus, escutai! Terra, ouve com atenção! Que todas as criaturas, e sobretudo o homem, sejam arrebatadas de admiração e irrompam em louvores: «Jesus Cristo, Filho de Deus, nasce em Belém da Judeia». [...] Haverá notícia mais bela a anunciar à terra? [...] Alguma vez se ouviu coisa parecida, alguma vez o mundo soube de alguma coisa semelhante? «Em Belém da Judeia nasce Jesus Cristo, o Filho de Deus.» 

Tão poucas palavras para exprimir a vinda do Verbo, a Palavra de Deus feita criança, mas que doçura nestas palavras! [...] «Jesus Cristo, o Filho de Deus, nasce em Belém.» Nascimento de uma santidade incomparável: honra do mundo inteiro, exaltação de todos os homens devido ao bem imenso que Ele lhes traz. «Jesus Cristo, Filho de Deus, nasce em Belém da Judeia». 

Vós que estais deitados na poeira, erguei-vos e louvai Deus! Eis o Senhor que chega com a salvação, eis a vinda do Ungido do Senhor, do Seu Messias, ei-Lo que vem na Sua glória. [...] Feliz daquele que se sente atraído por Ele: ele verá «a glória que lhe vem do Pai como Filho único» (Jo 1,14).

Vós que estais perdidos, respirai! Jesus vem salvar o que perecera. Vós, os doentes, voltai a ser saudáveis: Cristo vem estender o bálsamo da Sua misericórdia sobre a chaga dos vossos corações. Estremecei de alegria, todos vós que sentis grandes desejos: o Filho de Deus vem a vós para fazer de vós co-herdeiros do Seu Reino. O Filho de Deus faz-Se homem para fazer dos homens filhos de Deus.
É a luz do Natal que podemos compreender as palavras de Jeus: Se não voltardes a ser como crianças, não podereis entrar no Reino dos céus. Quem não entendeu o mistério do Natal, não entendeu o elemento decisivo da existência cristã. Deus se faz uma criança pequenina, frágil e indefesa e nasce em nosso meio. Quem acolhe o menino Jesus acolhe também todos os homens e mulheres sem preconceito e discriminação. 

Deus se faz menino inerme para vencer a soberba, a vaidade, a violência e a prepotência. Em Jesus, Deus assumiu esta condição pobre e desarmante para nos vencer com Amor e nos guiar à nossa verdadeira identidade: somos frágeis criaturas, errantes nos caminhos da vida, carentes e necessitados da Misericórdia e do amor de Deus que se encarnou em nossa história, que se fez homem para nos socorrer e nos salvar. Rezemos ao Pai para que conceda ao nosso coração aquela simplicidade que reconhece numa criança frágil e indefesa, aparentemente sem qualquer dom especial, o Senhor e nosso Salvador. E assim nos faça reconhecer em cada homem e em cada mulher, um irmão e uma irmã, a imagem e semelhança de nosso Deus.

0 comentários:

Postar um comentário

Capa de Jornais

Seguidores

Eventos e Premiações

Leia mais...

Arte e Cultura

Leia mais...

Educação

Leia mais...

Polícia

Leia mais...

Transito

Leia mais...