
A presidente Dilma Rousseff participou nesta quinta-feira (22) da celebração do Natal com catadores de materiais recicláveis, que aconteceu no Centro de São Paulo.
Além de moradores em situação de rua e catadores de vários estados, lideranças populares, ministros e prefeitos participaram do evento.
Essa é a segunda vez que ela comparece à festa com os catadores, mas a primeira como presidente. Organizações que representam os dois grupos pediram empenho do governo federal para coibir a incineração de materiais que podem ser reciclados e coibir o assassinato de moradores de rua.
De acordo com organizações populares, 142 mortes de moradores de rua foram noticiadas pela imprensa. Eles ressaltam a dificuldade em obter mais informações oficiais a respeito de mortes violentas com os Institutos Médicos Legais (IML).
Dilma também se comprometeu a promover um diálogo com os governadores, que são responsáveis pelas polícias Civil e Militar, para conter assassinatos de pessoas que moram na rua, que ocorrem nas grandes cidades. “O governo federal vai fazer tudo o que puder para combater nas cidades e nos estados esse nível de violência que vocês estão aqui denunciando”, disse.
A presidente afirmou que pretende fazer uma “discussão séria” sobre a incineração. Ela fez um apelo para que os catadores procurem se capacitar para exercer suas funções e se organizem em cooperativas ou associações para garantir que elees tenham a “proteção de uma organização forte para atuar na sociedade”.
Fonte: G1
0 comentários:
Postar um comentário