quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Alunos da Escola Antônio Cassimiro recebem certificados do Projeto Samuzinho



Estudantes da Escola Estadual Antônio Cassimiro receberam, nesta terça-feira (20), os certificados de participação no projeto Samuzinho. A iniciativa da Coordenação Geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192) tem o objetivo promover a educação e conscientização das crianças em relação ao Serviço, como uma estratégia para reduzir o número de trotes e melhorar, melhorar a qualidade do SAMU em Petrolina e capacitar as crianças com técnicas de primeiros socorros. 

“Educamos as crianças para serem parceiras do SAMU, seguindo duas linhas importantes. Temos o projeto como um instrumento para diminuir a prática do trote, que atrapalha o Serviço e deixa os pacientes de verdade expostos aos riscos, enquanto nos deslocamos para atender uma chamada falsa, e como um alerta, chamando a atenção das crianças para aspectos da saúde”, explicou o coordenador do Núcleo de Educação em Urgências (NEU), o enfermeiro Manoel São Thiago. Em aulas práticas, as crianças conheceram a base, estrutura e funcionamento do SAMU Petrolina, reproduziram manobras de reanimação cardiorrespiratória, fizeram imobilização de membros contundidos e aprenderam como proceder em circunstâncias de ferimentos e engasgo. 

“Foi ótimo participar do Samuzinho, principalmente, por ter a oportunidade de aprender como salvar a vida de outras pessoas. Esse conhecimento vai ser muito útil para mim e para a minha família”, avaliou Thamires Teles de Lima, aluna da 7ª série. Para o coordenador Geral do SAMU Petrolina, Tiago Acioli, esse envolvimento dos alunos é essencial para o sucesso do projeto. “Acreditamos na potência da difusão quando a informação é passada para a faixa etária alcançada nesse projeto. Assim, alcançamos o nosso objetivo com mais facilidade”, frisou. 

Representando a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta, a diretora de Atenção Especializada da SMS, Juliana Granja, destacou a importância do SAMU no atendimento de urgências e emergências, e agradeceu a parceria com a Escola Antônio Cassimiro. “O objetivo do SAMU é prestar atendimento precoce às vítimas que passaram por agravos à saúde que possam levar a sofrimento, sequelas ou a morte. Um dos desafios da gestão, é conscientizar a população para o real papel do Serviço, por isso agradeço à Escola que abraçou o projeto e está nos ajudando nessa luta de combate ao trote”, concluiu. 

Texto e Foto: Eneida Trindade 
Assessoria de Comunicação Social 
Prefeitura Municipal de Petrolina 

0 comentários:

Postar um comentário

Capa de Jornais

Seguidores

Eventos e Premiações

Leia mais...

Arte e Cultura

Leia mais...

Educação

Leia mais...

Polícia

Leia mais...

Transito

Leia mais...