Petrolina é um dos grandes polos produtores e exportadores de manga para países como Estados Unidos e Japão e utiliza atualmente o processo de vaporização, através de água para realizar a hidrotermia (técnica cada vez mais utilizada para controle de pragas e doenças em frutos). A pesquisa, que consiste em fazer um diagnóstico do setor fruticultor da região, analisará a viabilidade do uso da energia solar para o aquecimento da água no combate a determinadas pragas.
Além do aquecimento da água, através da energia solar, a pesquisadora Jane Tassinari analisará a possibilidade de outros benefícios, como por exemplo, do uso de coletores solares, a refrigeração das câmaras frias através da energia solar, entre outros. “Observamos que há diversos leques que podemos tomar como base no projeto piloto da pesquisa. Em março, queremos realizar um workshop aqui em Petrolina, onde iremos apresentar o resultado final, aqui na região”, declarou Tassinari.
“Nós temos um potencial de energias renováveis muito grande, como a eólica, a solar, além de termos usinas aqui na região, como a Sobradinho e Paulo Afonso, que produzem energia limpa. Portanto, ficamos felizes por vermos essa pesquisa acontecer aqui em Petrolina, porque sabemos que temos potencial para desenvolver novas tecnologias, além de ser uma forma de reduzir os custos em relação ao processo atual”, frisou o prefeito Julio Lossio.
Fonte:NE10
Fonte:NE10
0 comentários:
Postar um comentário